terça-feira, 6 de maio de 2008

A DANÇA DAS CADEIRAS

Sir Charles Babbage gastou não só a fortuna de sua família como também a fortuna de sua esposa, que compartilhou seu sonho. Seu sonho era inventar o que chamava de "máquina analítica" e apesar de ser considerado o pai dos computadores, jamais conseguiu fazer funcionar sua invenção. Mas criou as bases para a informática e os computadores que conhecemos hoje.

Melhor sorte teve o imigrante alemão Herman Holletith, que baseado nos estudos de Babbage e de outros criou um equipamento capaz de tabular o censo nos Estados Unidos e a partir daí fundou a IBM, a primeira gigante na área de equipamentos de informática.

A partir daí a informática, os computadores e a Internet começaram a gerar grandes fortunas e movimentar somas incalculáveis de dinheiro e de poder em torno do mundo.

A IBM já foi acusada de tentar monopolizar o mercado, de ter colaborado com os Nazistas e esteve até mesmo próximo de fechar as portas, mas continua a ser um gigante, nesta área.

Ao longo dos anos tenho visto empresas subirem estratosféricamente e depois caírem ainda mais rápido, foi assim com a Commodore, que fabricou, entre 1985/1994 um computador chamado Amiga, uma promessa tão grande que chegou a ocupar - em poucos anos - um lugar ao lado da linha PC e da linha Apple, que até a data em que estas linhas foram escritas, ainda são os computadores mais vendidos em todo o mundo.

O PC já foi um computador ligado a marca IBM, mas devido a uma estratégia, talvez inadequada, tornou-se um computador do mundo, ou de "todo mundo", qualquer um fabrica PC nos dias de hoje; A Apple foi mais coerente e manteve em suas mãos a exclusividade de fabricar a linha principal de seus computadores, o Macintosh, mais conhecido como Mac.

Mas estas são empresas que fabricam bens de consumo, os computadores.

Desde muito cedo descobriu-se que o computador, também conhecido como hardware (parte dura) não era nada, sem software (parte mole) e em breve começaram a surgir gigantes também na parte mole.

O exemplo mais conhecido é a MicroSoft, que colocou boa parte de sua diretoria entre as pessoas mais ricas do mundo, vendendo justamente sistemas operacionais, inicialmente para a IBM e depois para o resto do mundo.

Antes da MicroSoft, outras empresas ocuparam o posto mais alto, o fabricante do Lotus 123, por exemplo, ocupou ou alto da montanha por um bom tempo, sendo desbancado depois pela própria Microsoft que decidiu ampliar seus domínios e entrou no campo do software empresarial. O Office, da Microsoft nada mais é que um Lotus 123 melhorado.

O Brasil também teve seu boom de crescimento e algumas empresa de software conseguiram tornar ricos seus proprietários, bastava que soubessem estar no lugar certo, na hora certa e com a pessoa certa. Um obscuro e esquisito programa editor de textos, chamado Carta Certa chegou a ocupar por uns tempos a posição que o Office ocupa nos dias de hoje, mas não por méritos do programa ou um marketing adequado, mas sim por uma lei chamada "Lei da Reserva de Mercado" que obrigava aos proprietários de computadores no Brasil a comprar apenas software nacional.

Não se pode dizer que todos ficaram ricos, este escrevinhador lançou não um ou dois, mas quatro jogos no cenário nacional, nesta mesma época, com produção luxuosa e com ótima aceitação, mas nunca ficou rico.

Logo que a tal reserva de mercado caiu foram abaixo também os Carta Certas da vida e a Microsoft finalmente pode invadir o Brasil.

ERROS E ACERTOS

A Microsoft parecia reinar absoluta e ninguém parecia ameaçar ao gigante que se tornou. Mas um advento chamado Internet mudou o rumo das coisas.

Primeiro a MS cometeu um erro estratégico que foi ignorar a Internet, o plano de Bill Gates era ambicioso, pretendia estender satélites ao redor do mundo e através deles ter sua própria rede mundial,

Não deu certo. A Internet cresceu e a Microsoft se viu obrigada a assumir o erro e voltar atrás, procurando entrar num mercado que era dominado por um programa criado por um universitário norte americano, o Netscape.

A empresa por trás do Netscape mal podia fazer cócegas na MS, mas conseguiu a proeza de quase fazer como David fez com Golias e com sua pequena arma, derrubar e matar o gigante.

Mas nessa guerra venceu o Gigante, mas com duras perdas, foi processada pelo governo dos EUA e chegou a prometer o caos no mundo, caso fosse fechada ou obrigada a mudar sua forma de agir.

Não foi tão ineficiente ao lidar com um outro sisteminha bem simples, o ICQ, criado por uma dupla de estudantes israelenses e que revolucionou as formas de comunicação de pessoa a pessoa. O MSN, que mudou seu nome para Windows Live Messenger, praticamente arrasou com o mercado que o ICQ começou a conquistar.

O fantasma do Netscape ressurgiu com o nome de Firefox e prometendo a navegação gratuita e eficiente tirou uma boa fatia do mercado conquistado - a duras custas - pelo navegador da MS, conhecido como Internet Explorer;

Como a Internet é vasta, começaram a aparecer aqui e ali, pequenas empresas que faziam a diferença.

Entre elas se destacou apenas uma...

O GIGANTE GOOGLE

Nascido também no meio universitário o Google começou como um projeto de dois estudantes, mas logo se transformou em um fenômeno.

Inicialmente o Google fazia uma coisa importante, indexava o imenso conteúdo da Internet e os separava em links para facilitar o acesso a informação. Isso não era novidade, já existiam gigantes nesta área quando o Google começou.

A ferramenta criada para o Google demonstrou ser melhor que as outras e em breve ninguém mais sabia o que era Altavista ou Lycos, que dominavam o setor de buscas na época, entre tantos outros. Estes serviços ainda existem, mas sabe-se lá a qual custo.

Quem pensou que o Google ia se contentar com o posto de melhor ferramenta de busca errou feio (inclua-se aí os analistas da MS) e em breve Google se tornaria sinônimo de serviço gratuito da melhor qualidade.

Tudo que o Google tem feito, aparentemente funciona. São donos do melhor sistema de email do planeta (GMAIL) compraram o Orkut, o Youtube e muitos outros sistemas desenvolvidos por pequenos empreendedores e ainda criaram sistemas complexos como o Google Earth e atuam nos dias de hoje em praticamente todos os segmentos da informação, é difícil haver uma área na Internet onde o Google não esteja metido.

Anunciam sistemas operacionais revolucionários, como o Android, que pretende se tornar padrão para telefonia celular e isso parece ser apenas o topo do iceberg, vem muito mais por aí.

E tem uma coisa difícil de engolir, tudo isso, todos estes serviços fantásticos são gratuitos. Praticamente o Google não cobra quase nada e aparentemente seus recursos e sua riqueza vem da pratica da publicidade. Eu tenho - muito particularmente - algumas teorias conspiratórias sobre o Google e de onde vem seu dinheiro, mas prefiro me abster de falar bobagem.

Hoje mesmo recebi um endereço surpreendente de um serviço do google: www,google.com/movies. Clique, coloque o nome de sua cidade e veja a quais filmes estão passando em quais cinemas, é um serviço aparentemente bobinho, como tantos outros que o Google presta, mas basta observar o sistema para ver que se adapta a outras informações, não vai demorar muito e qualquer informação poderá ser procurada no Google.

Listar todos os serviços que o Google presta seria desperdiçar letras, quem quiser saber o que o Google é capaz de fazer só precisa entrar no ... Google.

Hoje enviei fotos para o Picasa (serviço do Google) atualizei blogs em serviços do Google e vou enviar essa matéria para o RPOL usando uma de minhas múltiplas contas do Google;

A MS está desesperada com o Google, pois não pode comprá-lo e aparentemente uma gerra contra o Google seria suicidio então a MS está tentando comprar o maior concorrendo do Google, o Yahoo, que é outro serviço criado por um universitário e que mostrou ser capaz de caminhar com as próprias pernas.

No Brasil ainda estamos como há 30 anos, as nossas maiores empresas de informática não passam de grãos perto das grandes empresas do mesmo gênero com sede nos EUA.

Muitos pensam que os EUA deixaram de tentar conquistar o mundo pela força, mas não é verdade, continuam e vão conquistar com uma força que nem todos os exércitos serão capazes de conter... a força da informação.,

Não é por acaso que as empresas americanas ainda dominam o espaço digital, estão sendo ameaçados nesta soberania apenas por alguns paises orientais, antes na fabricação de hardware e atualmente também de software.

A propósito, no dia 27 de Junho haverá um importante evento do Google em São Paulo, o Google Developer Day, quem é da área de desenvolvimento para Internet e similares não pode perder, inscrições em:

http://code.google.com/intl/pt-BR/events/developerday/2008/about.html