terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Relatório da Blogosfera

Já falei antes de Blogs e também das minhas aventuras neste mundo em tempos idos, fui um dos primeiros a usar o sistema, no antigo (e ainda eficiente) LiveJournal, ou no completíssimo Multiply, que nasceu junto com o Orkut mas não seguiu a fama deste.

Minha conta no Multiply ainda existe, apesar de fazer algum tempo que não dou atenção a ela e o Multiply é um excelente sistema, não sei porque não faz tanto sucesso quando outros com menos recursos, talvez seja porque os responsáveis por ele não tenham feito uma tradução para o portugues. Quem quiser uma amostra do que é o multiply, acesse minha conta lá:. Já minha conta no LiveJournal provavelmente caducou.

Já falei também que decidi que neste ano iria me dedicar aos Blogs de uma forma mais decente e tenho mantido a palavra, nestes um mês e quinze dias tenho postado religiosamente pelo menos em um dos trocentos blogs que criei, cada um sobre um tema.

O mais bacana não foi ter conseguido manter a rotina de escrever diariamente, encontrar assunto e manter um certo nível, mas foi ver que isso tem inspirado amigos a também escrever.

Logo que comecei, dois amigos dos mais antigos começaram a caçoar que eu não conseguiria manter os escritos mas quando perceberam que eu estava levando a coisa a sério acabaram confessando que gostariam de escrever também, mas não da forma mais profissional que eu encarava, mas de forma mais livre, sem compromisso.

E assim nasceu o Cavernas de Marte , um Blog sem compromisso com coisa alguma e escrito (por enquanto) a 3 mãos (talvez seis, talvez 3 dedos). Ocorre que estes dois amigos escrevem muito melhor que eu, um deles é Renato Degiovani, atualmente residente em Orlândia e que foi editor da primeira revista de microcomputadores do Brasil, a Micro Sistemas e apesar de hoje preferir se dedicar a netinha posso dizer que é o cara que fez eu me interessar em começar a escrever publicamente, chegamos a trabalhar juntos na Micro Sistemas, nos chamacos “bons tempos”. O outro é Claudio Costa, que (ainda) mora em Petrópolis e reza a lenda que mantém um crocodilo no poço do elevador do seu prédio (segundo ele para afastar cobradores). Claudio é um ilustrador de mão cheia, designer, tradutor e dono de uma verve que só ele tem, se considero que o Renato escreve mais que eu, o Claudio escreve mais que os dois juntos.

E não é que estas duas feras resolveram escrever em um Blog, que dividem comigo? Ainda não está valendo, só escrevem lá de vez em quando, mas deve-se julgar a qualidade disto e não a quantidade. Lá sou mais um humilde fã e observador, embora arrisque uns escritos também.

Já meu Blog “oficial” cujo link sempre coloco no final dos meus textos daqui, estou propondo ir na contra-mão da maioria dos grandes Blogs de sucesso. Minha proposta é fazer sozinho o que muitos precisam de uns 10 caras pra fazer, talvez seja presunção minha tentar seguir este caminho e não penso em rebaixar a qualidade dos escritos de blogs que tem vários colaboradores, mas para cada assunto que gosto criei um Blog diferente, com cara diferente, embora eles se integrem. A idéia é levar ao companheiro leitor ou a prezada leitora os assuntos organizados por temas, mas vistos pelo olhar de uma mesma pessoa. Não vou listar todos aqui, que seriam muitos links, mas falo dos meus assuntos favoritos em um blog de Cinema, outro de Jogos, outro recomendando programas, um outro de causos particulares, outro com textos de ficão científica (minha tentativa de escrever em outro campo) e outro com... ih, esqueci, mas tudo bem, vai no Interface Interativa e encontrará os links todos e as explicações de quem é quem, talvez um deles te interesse.

O prazer de fazer estes blogs não foi trazer dois velhos amigos e companheiros de outras aventuras para este mundo, mas clientes meus pediram pra eu configurar um Blog para eles e ensina-los a escrever e estou fazendo isso com o maior prazer, ganhando pra fazer algo que eu faria de graça, é muito bom.
Mas por falar em prazer... o Blog que tem me dado mais prazer é um que fiz para uma amiga muitíssimo querida, a Cidinha. Num domingo estava papeando com ela no MSN e como ela passava por um problema sério de saúde estava pra lá de chateada. Como sei que ela é membro da Igreja Messiânica e dedica boa parte do seu tempo a levar fé e luz para outras pessoas, sugeri que passasse a fazer isso também pela Internet e naquele domingo mesmo o Blog ficou pronto, chama-se Luz no Paraíso e diariamente ela tem escrito nele e me empolga tanto com seus ensinamentos que acabo participando também, justo eu, que sempre me mantive meio afastado destas coisas de Deus, de fé e dedicação, mas venho aprendendo muito e melhorando minha própria existência seguindo um bom exemplo.

Foi uma excelente resolução de ano novo, mesmo porque escrever nestes lugares me mantém ligado e informado, me permite fazer novos amigos e fazer algo que gosto muito... escrevinhar.

Divino é consultor em TI, mais detalhes em http://interfaceinterativa.blogspot.com ou por email, diretamente para divino@gmail.com