terça-feira, 13 de maio de 2008

PICASA

Um dos primeiros programas da linha Google que me lembro de ter baixado, foi o Picasa, também conhecido como Picasa2 e que pode ser encontrado gratuitamente em:

http://picasa.google.com/

À primeira vista, o Picasa parece ser apenas mais um editor de fotografias, como tantos outros que acompanham as câmeras digitais. Mas o software vai muito além e tentarei descrever algumas de suas principais funcionalidades.

Um dos pontos mais importantes, ele é realmente gratuito, nada de publicidade ou aquelas manjadas versões "light" com possibilidade de "upgrade" pago para receber a "versão plus". O Picasa vem completo, com tudo que tem direito e mais um pouco.

Sua interface é muito intuitiva e a curva de aprendizado só não é mais rápida devido a grande quantidade de opções que o programa oferece, inclusive um excelente manual em bom português.

ORGANIZANDO FOTOS, VÍDEOS E IMAGENS

Mais do que um editor, o Picasa traz como seu ponto alto a mesma ferramenta que o Google utiliza para indexar a imensidão da Internet. Isso quer dizer que todos os detalhes de suas fotos serão exibidos e poderão ser utilizados para pesquisa, mesmo para usuários - como eu - que guardam milhares de fotos no HD e precisa localizá-las com uma certa urgência.

Há dois tipos de indexação, aquela que o programa faz automaticamente, baseado no nome das imagens, pasta e data de gravação e uma outra em que o próprio usuário pode definir manualmente.

Um exemplo clássico são aquelas fotos com várias pessoas, neste caso basta escrever o nome delas num campo de legenda. No futuro se quiser ver todas as fotos em que determinada pessoa aparece é só escrever o nome da mesma no campo de pesquisa e verá imediatamente aparecerem as imagens correspondentes na tela.

Outro ponto fortíssímo do programa é manter sempre a integridade da imagem original, mesmo quando se faz modificações na mesma.

Na prática isso significa que o programa permite executar mudanças na imagem e manter a versão original, como por exemplo, ao transformar uma imagem em cor para P&B, em outros programas se isso não for feito com muito critério o usuário corre o risco de perder a imagem original, caso não tome outros cuidados. No Picasa isso é extremamente difícil de acontecer.

PREPARANDO PARA IMPRESSÃO

Esta função é bastante básica e quase todos os programas do gênero tem tamanhos pré-definidos para preparar uma foto para impressão em laboratórios especializados.

Cada câmera tem um tamanho e uma relação largura x altura diferentes, mas os formatos de impressão são padronizados, então é preciso ter uma idéia de como uma foto ficaria ao ser cortada no formato 12x15 cm por exemplo;

O Picasa tira isso "de letra" e ainda permite preparar um CD que pode ser levado para um estúdio de impressão, com as fotos já preparadas.

DISTRIBUINDO AS IMAGENS

A mesma gravação de CD também serve para outro meio de distribuição bastante comum nos dias de hoje, o CD multimídia ou um DVD multimídia. Para fazer isso no Picasa basicamente é preciso apenas selecionar as imagens e dar um único clique e em alguns minutos você terá um CD de apresentação bastante funcional.

Outra forma de distribuir imagens através do Picasa é abrindo um conta no Gmail e cadastrando-se no site www.picasaweb.com.

Com este procedimento você poderá enviar fotos com o Picasa diretamente para o site de fotografias, também mantido pelo Google e gratuito. O meu fica emwww.picasaweb.com/divino, lá coloco fotos de eventos, da família e na maioria dos casos com um único clique.

EDITANDO IMAGENS

Os recursos de edição do Picasa foram escolhidos com muito critério, nada de retoques complexos, basta escolher uma das opções e aplicar diretamente na foto.

O recurso de retirar os famigerados olhos vermelhos, por exemplo, é de uma simplicidade que poucos programas conseguem repetir.

Na dúvida sobre o que fazer, clique apenas no botão "estou com sorte" e veja o Picasa corrigir automaticamente a imagem... não gostou do resultado? Apenas clique em desfazer o efeito e terá sua foto original de volta.

O Picasa não possui recursos de edição detalhados, justamente porque seu público-alvo não é o usuário com mais conhecimentos mas sim o usuário comum, que apenas tem uma câmera digital e quer melhorar suas fotos ou imagens.

Por evitar trabalhar com edições mais complexas, o programa tem pequeno tamanho e muita facilidade de uso, em poucos minutos e sem qualquer treinamento um usuário novato já estará entendendo o funcionamento do programa.

COMPARTILHANDO NA INTERNET

O Picasa está diretamente conectado ao serviço gratuito PICASA WEB, que permite criar álbuns de fotos associados a uma conta do GMAIL, basta cadastrar uma conta do GMAIL no serviço e o programa já estará em condições de enviar as fotos sem necessidade de usar navegadores ou ficar enviando fotos uma a uma.

Além de organizar os álbuns, o programa tem a opção de modificar automaticamente o tamanho das imagens, de forma a permitir que não fiquem muito pesadas.

Após enviar as imagens é possível alterar o conteúdo dos álbuns, clicando em um link que o próprio programa informa.

CONCLUSÃO

Não seria possível falar de todos os recursos do Picasa em apenas um texto, ele também trabalha com vídeo, permite criar álbuns de fotos e criar diversos tipos de impressões diferenciadas, inclusive painéis fotográficos, isso associado ao poder de indexação do Google, torna o Picasa um poderoso programa que não deveria faltar no "cinto-de-utilidades" de qualquer usuário que tenha muitas imagens no computador;

Mais detalhes, perguntas ou sugestões a respeito deste tema serão bem vindos na lista criada para esta coluna.