terça-feira, 3 de março de 2009

Antecipando o Primeiro de Abril

Já bolei alguns Primeiro de Abril bem interessantes, um dos que mais fizeram sucesso foi para um site de jogos que não está mais no ar. O texto falava sobre uma roupa que permitia uma maior imersão em jogos, fazendo com que o jogador tivesse a sensação de sentir tiros, socos e facadas e uma série de outros efeitos. Teve muita gente enviando email pedindo para ver a roupa.

Outro Primeiro de Abril que enviei a alguns amigos não foi tão feliz, falei que tinha um problema de “vazamento no cérebro” e que precisava de doações para fazer uma complicada operação. Coloquei inclusive o número de uma conta bancária , que era uma das pistas: 010419xx (não lembro o ano, por isso o xx no lugar). Não fui feliz porque alguns amigos que leram na madrugada nem terminaram de ler e já estavam ligando para minha casa para saber o que houve... levei muito puxão de orelha por isso e prometi que nunca mais brincaria com algo relativo a saúde.

Com minha mãe aconteceu algo bem pior, ela telefonou para alguns dos filhos dizendo que tinha sofrido uma queda e não é que acabou sofrendo mesmo uma queda, onde se machucou bem, ficou com manchas em um dos olhos e levou pontos na cabeça, felizmente foi só o susto.

A conclusão é simples, Primeiro de Abril nem sempre é motivo de risos.

E quando as pessoas consideram que todo dia é Dia dos Tolos?

Na Internet é mais ou menos assim, todo dia tem uma palhaçada qualquer chegando a nosso celular, a nosso email ou programas de comunicação. Alguns trazem vírus perigosos ou programas que podem roubar nossas senhas ou usar nossos computadores sem nossa permissão, para atividades de todo tipo, normalmente atividades ilegais.

Nesta semana recebi em meu celular da OI o seguinte aviso:

Viva! A OI, hoje, está de idade nova envie esta mensagem para 15 números OI diferentes e ganhe R$ 750,00 em créditos. APROVEITE!

Também fiquei tentado a enviar as mensagens, mas desconfiei que a empresa não teria como rastrear os SMS enviados e fiz o óbvio, procurei o site da empresa, onde não havia qualquer informação sobre a tal promoção. Deduzi que era uma brincadeira e publiquei em meu Blog, logo tinha algumas respostas de pessoas que confirmaram ter gasto seus créditos a toa.

Mesmo assim há quem insista em afirmar que recebeu da Oi a confirmação dos créditos, alguém tão próximo que prefiro nem dizer quem é, mas quando comentei que tinha colaborado para propagar uma mensagem falsa afirmou que já tinha ganho os créditos da Oi, pedi para ver a confirmação da empresa e naturalmente a pessoa afirmou que havia apagado... pois sim que apagaria a confirmação de R$ 750,00 em créditos.

É assim que funciona, as pessoas se distraem e repassam informações falsas e depois ficam envergonhadas de assumir que o fizeram.

Pior é quando a pessoa tem leitores que acreditam em suas informações e deixa passar algo assim. Pois é... aconteceu comigo.

Neste sábado vi um vídeo na Internet, muito bem feito e me pareceu uma reportagem válida.

Assisti ao video completamente e apesar do inusitado (um micro sem teclado) me convenceu e tratei de postar em meu blog, no endereço:

http://interfaceinterativa.blogspot.com/2009/02/reinventando-roda.html

Recebi um comentário anônimo, informando ser fake e até cheguei a contestar o comentário mas fui fazer a lição de casa e confirmar a notícia.

Bastou ver o vídeo de novo para perceber que tinha cometido um erro crasso, da primeira vez que tinha assistido ao video não liguei o som, apenas acompanhei a noticia sem ouvir o que estavam dizendo, é algo muito comum por fazer várias coisas ao mesmo tempo, as vezes deixo o som de lado, mesmo porque tenho um certo grau de surdez e o vídeo estava em Inglês, que tenho mais dificuldade ainda em entender.

A qualidade do video me enganou, estava muito bem feito para ser uma simples mentira e por estar em um site conhecido (embora também conhecido por suas piadas) não me ocorreu que pudesse ser apenas uma grande piada do próprio site e realmente era.

No texto havia algumas pistas, tais como um comentário de que um email usando o sistema levaria mais de 40 minutos para ser escrito e muitas outras coisas, era preciso ter ouvido para entender a piada.

Não tirei o post, apenas fiz uma correção, avisando que eu tinha “comido mosca” e escrevi novo comentário, agradecendo ao anônimo que teve o cuidado de me avisar que tinha pisado na bola.

Ninguém gosta de ser apanhado em um vacilo e posso assegurar que eu também não gosto, mas quando se trata de falsa informação é melhor mesmo que fique claro que ela acontece nas melhores familias, mas é importante manter sempre o cérebro ligado e assumir quando se viaja na maionese.

A Internet é a maior e mais interessante fonte de informações jamais criada pelo homem, mas não se deve usa-la sem responsabilidade e temos que prestar muita atenção no que repassamos as pessoas.

Pense nisso, na hora em que tiver o desejo de enviar pra todos seus amigos internautas aquele conteúdo que te parece tão interessante e principalmente antes de clicar em um link com promoções miraculosas.

O Primeiro de Abril é sempre divertido, mas quando começa a acontecer todos os dias é melhor termos uma atitude mais inteligente a respeito.