sexta-feira, 20 de junho de 2008

UTILIDADE PÚBLICA

A Internet presta serviços inestimáveis e ainda assim muitas vezes é lembrada apenas como um lugar "perigoso" onde habitam pessoas malignas, capazes de prejudicar a vida de alguém apenas por descobrir seu email.

Não deixa de ter um fundo de verdade, um simples email pode se tornar um verdadeiro martírio se for enviado para alguma lista de spammers, que são a personificação virtual de todos os seres malvados do universo. A boa notícia é que faz mais de 10 anos que trocar de email deixou de ser um problema, atualmente é possível trocar de email como quem troca de meia (se me perdoam o trocadilho) sem contar que diversos serviços oferecem email seguro e quase livre de spam, como o Gmail, por exemplo.

Mas o assunto de hoje não é exatamente email, que é apenas um dos muitos serviços que a Internet oferece e também um dos mais importantes pois quem não tiver um email não poderá usufruir de alguns dos benefícios que vou listar.

ONDE ESTOU, PARA ONDE VOU?

Quem já não precisou descobrir o endereço de um lugar e ter a localização do mesmo a mão? É relativamente fácil quando se tem uma lista telefônica em casa (elas costumam ter mapas) e o endereço fica na mesma cidade. Mas e se queremos descobrir um endereço e um roteiro para chegar lá em outra cidade?

Continua fácil pois sites como o www.telelistas.com.br permitem a consulta on line as listas telefônicas de todo o país, basta digitar o endereço desejado e se não souber o endereço mas apenas um nome ainda continua sendo possível pesquisar.

E não são apenas as listas telefônicas, sites como www.apontador.com.br ouwww.maplink.com.br ou o omnipresente Google, com o http://maps.google.com, que é meu preferido.

Estes sites mostram endereços completos, com mapas de alta qualidade e roteiros explicando como chegar de um ponto ao outro. É possível descobrir como ir de uma cidade a outra ou apenas descobrir a localização de uma rua.

Em alguns locais já é possível observar webcams em locais públicos, como nowww.world-cams.be/ que permite pesquisar webcams em todo o mundo e o Google criou um serviço que permite visualizar alguns pontos no mapa em 360 graus, por enquanto apenas em algumas cidades dos EUA, mas em breve no mundo inteiro.

O mais interessante é que a maioria destes serviços permite a inclusão de sua empresa ou endereço pessoal no mapa e muitos deles não cobram nada por isso.

Se o seu negócio ainda não está no mapa não é por falta de suporte e sim por desconhecimento.

JUSTIÇA ON LINE

Nunca foi tão simples acompanhar um processo ou solicitar informações sobre a justiça. Praticamente todos os tribunais do Brasil estão On Line e não precisa ser formado em direito (embora isso permita alguns privilégios) para poder fazer uma consulta a processos ou até mesmo fazer uma simples pergunta a um órgão, como o PROCON, por exemplo.

E não é só isso, aos poucos os cartórios brasileiros estão sendo informatizados, no estado de São Paulo já é possível solicitar diversos tipos de certidão através da Internet e espera-se que em breve todos os cartórios do Brasil estejam informatizados, como já ocorre em diversos países na Europa.

Mas o que temos a ver com a Europa? Tudo! Quem deseja solicitar cidadania por ser descendente, por exemplo, pode efetuar praticamente todo o processo usando a Internet pois é possível entrar em contato com Embaixadas, Consulados e órgãos diversos e efetuar pesquisas e solicitações.

Recentemente escrevi sobre um site de Genealogia, lá há muitas informações sobre procedimentos deste tipo.

ONDE COMPRAR?

Não é mais preciso "bater perna" para encontrar o melhor preço de um produto, sites especializados como o Bondfaro ou Buscapé fazem o trabalho duro de pesquisar e mostram o melhor preço e endereços das lojas para muitos dos produtos que são objetos de consumo.

Atualmente nem é preciso mais ir a loja, pode-se comprar direto nas lojas virtuais, basta ficar atento e não cair no truque do "preço impossível" especialmente em lojas virtuais desconhecidas e sem endereço fixo. Opte sempre por comprar em lojas conhecidas e se ficar em dúvida procure o endereço fixo da mesma, não encontrando evite a compra virtual. Mas comprar em lojas conhecidas, como as Americanas, por exemplo é garantia de satisfação e tranquilidade.

Praticamente todos os tipos de produtos podem ser solicitados pela Internet, desde uma pizza até um ingresso de cinema, show ou teatro estão disponíveis, especialmente nos grandes centros, que são atendidos por grandes lojas.

Mesmo as pequenas cidades em breve serão atendidas, por serviços como o do sitewww.levoai.com.br que oferece uma forma inovadora de serviços on line.

Além de produtos podemos solicitar serviços, tais como reservas em hotéis, compras de passagens e muitos outros. Uma empresa que não está atualmente na Internet está perdendo uma fatia considerável do mercado.

ONDE ESTÃO MEUS AMIGOS?

Nunca foi tão fácil encontrar um velho amigo, conhecido ou colega de classe. Sites de relacionamento, como o conhecido Orkut permitem localizar pessoas que a gente pensava ter perdido no tempo e espaço.

E não são apenas os velhos amigos ou parentes perdidos que podemos encontrar na Internet, sites de relacionamentos também permitem encontrar aquela pessoa especial que pode lhe acompanhar pelo resto da vida, são muitos os sites que facilitam pesquisar pessoas a partir de pontos comuns.

Estes sites devem ser sempre encarados com cuidado, pois alguns podem trazer armadilhas embutidas. A mais comum delas são os falsos perfis, criados com objetivos diversos que podem variar de uma pessoa má intencionada, que deseja aplicar um golpe ou uma pessoa com problemas de adaptação social. Tais pessoas costumam inventar personagens inexistentes ou se passar por outras pessoas. Desconfie sempre e desconfie de quem fugir de outras formas de contato que não sejam apenas a Internet. Uma pessoa real tem endereço fixo, telefone e envia fotos recentes. Estes dados não são garantia de que se trate de uma pessoa real mas são difíceis de forjar e servem como um primeiro filtro.

Menores de idade, especialmente crianças muito novas, jamais devem manter contato com desconhecidos ou mesmo conhecidos (que podem ser falsos sem a supervisão de um adulto e mesmo os adultos precisam exercer sempre o bom senso ao manter um contato.

Outra armadilha muito comum é a de sites pagos, especialmente aqueles que não cumprem o que prometem e acenam com inscrições gratuitas mas depois se descobre que na verdade é preciso pagar para ter acesso ao mais simples dos serviços. Antes de escolher um site de relacionamentos pesquise na Internet sobre os prós e contras do serviço.

O mais famoso de todos é o Orkut, um site totalmente gratuito mas isso acaba sendo uma faca de dois gumes pois a facilidade de criar um perfil falso permite todo tipo de atividade ali. Recomendo o Orkut e posso ser encontrado lá sob o nome Divino Leitão (ou Holypig) e posso recomendar alguns cuidados básicos na composição de um perfil.

Algumas coisas que não se deve fazer:

- Colocar fotos que permitam identificar o lugar onde mora ou descrever nas mesmas os nomes de parentes e conhecidos pois há criminosos que utilizam tais informações de várias formas. Coloque fotos mas não identifique as pessoas e tenha o cuidado de não mostrar o número de sua casa, placas de veículos ou fornecer informações pessoais, tais como lugar onde a família passa as férias e coisas assim;

- Colocar endereço, telefone e outros dados pessoais visíveis. Colocar o nome da escola onde estuda, por exemplo, pode facilitar um sequestro, evite qualquer dado pessoal fora o próprio nome e sempre que colocar informações para os amigos evite identificar locais pois o cruzamendo de tais dados pode gerar problemas;

- Cuidado com as comunidades que frequenta, participar de uma comunidade ilegal ou de procedência duvidosa pode depor contra o usuário até mesmo na busca de um emprego, pois o RH de muitas empresas pesquisa o Orkut para buscar informações. Entre apenas em comunidades que realmente sejam de assuntos de seu interesse;

- Nunca aceite convites de estranhos, pessoas que não são de seu conhecimento devem ser evitadas a não ser que informem claramente qual o objetivo de estarem querendo fazer parte de sua lista de relacionamentos;

- Use o bom senso, não acredite em ofertas mirabolantes, não clique em links mesmo que pareçam inocentes, inclusive os que vem de pessoas conhecidas pois muitas vezes estas podem estar sendo vítimas de vírus ou outros tipos de problemas.

PROCURANDO EMPREGO...

A Internet é um verdadeiro paraíso, tanto para empresas quanto para quem procura emprego pois é possível pesquisar no mundo inteiro e encontrar o tão sonhado emprego ou um candidato ideal a uma vaga.

A maioria dos sites que oferecem este serviço cobram - e alguns cobram caro - mas há excessões como o excelente www.curriculum.com.br que oferece gratuitamente um excelente formulário para preencher curriculum da forma correta e colocam empregador e candidato em contato de forma muito eficiente.

Ter o curriculum na Internet é importante mas não é única forma de encontrar uma colocação.

Os sites das grandes empresas sempre tem uma área de RH que permite a inclusão de Curriculum ou participar de programas de treinamento, estes programas são ideais para quem está na faculdade e quer encontrar um bom estágio e a partir destes programas as empresas encontram os talentos que buscam.

Quem domina mais de um idioma pode procurar colocações fora do Brasil e participar de diversos programas que poderão melhorar a qualidade do aprendizado em sua área.

ESTUDANDO NA INTERNET

EAD é o termo do momento, é a sigla para Educação A Distância, através da qual é possível estudar nas horas mais adequadas e se formar em atividades diversas, mesmo que o centro de formação se encontre, fisicamente, fora do alcance do candidato.

Existe uma infinidade de cursos e tutoriais gratuitos na Internet, fornecidos por ONGs ou Órgãos Governamentais, por faculdades ou de forma independente.

Cursos de idiomas, por exemplo, podem ser feitos em tempo real, inclusive com recursos de áudio e video e muitos deles são totalmente gratuitos.

O SEBRAE é um dos órgão que mantém uma série de cursos gratuitos, que podem ser feitos integralmente pela Internet no tempo e disponibilidade do interessado.

INFORMAÇÃO EM TEMPO REAL

Os jornais e revistas passaram por uma revisão total desde que a Internet passou a ser uma atividade comum. A maioria dos grandes jornais e muitos dos pequenos também tem sua edição On Line disponível na Internet, muitas vezes antes mesmo de chegarem as bancas.

As revistas estão se adaptando e oferecem a versão digital para consulta ou leitura.

Nem sempre este serviço é gratuito, mas muitos jornais e revistas podem ser encontrados gratuitamente nos sites mantidos pelos editores.

E nem sempre a versão virtual tem apenas o conteúdo publicado pois é comum a versão virtual ter mais conteúdo do que na versão impressa. Entrevistas na íntegra, mais fotos ou pesquisas associadas a uma matéria são encontradas também.

E para quem ainda acha um terror ler informações na tela é possível imprimir ou gravar em MP3 para ouvir a matéria de sua preferência.

Muitas revistas e jornais disponibilizam versões para PDAs ou celulares.


CONCLUSÃO

São tantas as opções existentes que o texto acima sequer mostrou 1% das possibilidades. A idéia foi apenas despertar as pessoas para as o uso consciente e útil que a Internet pode proporcionar e não é necessário sequer ter um computador em casa para poder usufruir destes serviços, quem não tem pode ir numa Lan House e ao custo de R$ 1,00 por hora estudar, consumir ou se relacionar usando a maravilhosa ferramenta que é a Internet.