terça-feira, 5 de maio de 2009

NING

A Internet está sempre apresentando novidades e muitas vezes a novidade é apenas uma reformulação de algo que já existia desde muitos anos, antes mesmo da Internet existir como ela é conhecida atualmente. Quando se entra no site www.ning.com a impressão que se tem é de que estamos em mais um Orkut, mas as coisas nem sempre são o que parecem a primeira vista e o NING se revela algo bem mais interessante. Já tinha ido ao NING antes, mas não dei muita atenção e deixei um recado me avisando para voltar lá, mas por estes ou aqueles motivos nunca voltei.
Hoje pela manhã uma mensagem me fez lembrar do NING, a mensagem era apenas uma das tantas picaretagens que volta e meia nos saltam da tela e não merece maiores comentários, mas me fez lembrar do NING e dei um pouco mais de atenção ao sistema.

O QUE É NING?

Basicamente é um sistema gerador de redes sociais, como o Orkut, mas ao contrário do que parece não é o ORKUT e sim um gerador de sistemas similares ao Orkut.
Confundi a atônita leitora e o pensativo leitor?
Ok, vamos a um exemplo... eu quero juntar um grupo de pessoas para falar sobre um assunto, como Cinema, por exemplo, então vou ao NING e crio o endereço http://cinevideo.ning.com. No início não tem nada lá, mas claro que posso começar a escrever em um Blog ou Fórum, que são ferramentas do NING, posso também enviar fotos ou filmes e os demais participantes também.
Parece o ORKUT né? Mas não é a mesma coisa, no Orkut você é o tema e lá dentro pode criar comunidades e instalara milhares de gadgets, no NING a comunidade é que passa a ser o tema e você passa a fazer parte dela. No NING todos os participantes podem postar, enviar fotos, criar enquetes, etc e isso dentro de um contexto de grupo, que vai além das comunidades do Orkut e similares.
É mais fácil ir lá para entender.

O QUE SE FAZ NO NING?

Faz-se um site de rede social, você determina um assunto, chama outros interessados e desta fusão pode resultar um lugar interessante, com informações de vários tipos e colaborações idem. É simples como um Blog, mas tem mais recursos que um Blog, é poderoso como um site mas é mais simples de criar e de gerenciar que um site.
Pode-se fazer de tudo lá, desde um site pessoal até promover uma ONG ou um evento, não há limites para as opções o sistema permite muitas variações.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O NING é gratuito e também está em bom português, muito fácil de usar e o cadastramento é muito simples, poucos itens e já está funcionando, dá pra colocar no ar em 5 minutos. Trata-se de um sistema interessante, que pode não dar em nada como outros sistemas interessantes como o Multiply, que tem de tudo mas parece que não decola de jeito nenhum em popularidade.
e o NING vai decolar em algum momento eu não sei, mas sei que posso recomenda-lo como uma boa opção para quem quiser sair um pouco da fórmula dos Blogs e da exposição exagerada do Orkut.
O NING me fez lembrar os bons tempos do BBS, quando as comunidades eram mais unidas em torno do seu assunto preferido.