terça-feira, 8 de abril de 2008

DISCUSSÕES ON LINE

Antes de ir para o assunto principal, gostaria de fazer uma homenagem pessoal ao ator Charlton Heston, que faleceu na noite deste sábado, 06/04/2008, aos 84 anos.

Sempre que me perguntam qual meu ator preferido a resposta sempre foi (e continuará sendo) Charlton Heston.

Se me perguntarem qual o mais canastrão a resposta será idêntica, pois Heston era tão bom que até sua canastrice funcionava.

Vi Heston receber uma deliciosa homenagem no filme "Quanto mais idiota melhor, parte 2" (Wayne´s World 2). Na cena aparece um atendente de posto de gasolina e o protagonista "reclama" que o coadjuvante é muito ruim e pede outro, então colocam o Charton Heston ... é hilária a cena e uma justa homenagem a um ator que causava impacto até mesmo vestido de macacão de atendente de posto de gasolina.

Também vi Heston em uma das piores cenas que certamente já filmou, ou seja, quando permitiu que Michael Moore o entrevistasse para o filme Columbine. Moore humilhou o ator, que tem convicções a respeito de uso de armas, praticamente Moore colocou todas as culpas do mundo nas costas de Heston, que saiu cabisbaixo da entrevista, sem poder refutar o que lhe foi mostrado.

O que se pode dizer de um homem que foi Moisés, que foi Ben Hur, que foi a "Última Esperança da terra", apenas para citar alguns de seus filmes mais emocionantes.

Heston sempre dava uma certa grandiosidade a seus personagens, na referida comédia a sua aparição de alguns segundos não passa desapercebida e as reverências que são feitas pelos atores/diretores de "Wayne´s World" são mais do que merecidas e felizmente foram feitas em vida.

Quando um ator se vai, fica o seu trabalho, ele passa a ser mais valorizado e mesmo quando era um trabalho medíocre passa a ter outro status. Heston pode ter sido tudo, menos medíocre, viveu uma vida grandiosa, teve um trabalho grandioso e certamente deixa saudades.

E será, eternamente, meu ator preferido pois deu a arte de interpretar um outro enfoque.

FALANDO DE TECNOLOGIA E INFORMÁTICA

Evidentemente quis citar Heston na coluna de hoje porque sou fã declarado de seu trabalho, mas o tema que escolhi para comentar tem muito a ver com o trabalho de Heston, especialmente no que diz respeito a minha introdução ao mundo da Discussão On Line.

Meu primeiro contato com os chamados Grupos de Discussão (também conhecidos como Listas de Discussão) é bastante anterior ao evento Internet, que chegou ao Brasil apenas em 1995.

Um dos principais usos do BBS, acrônimo da frase em inglês: "Boletim Board System", ou seja Sistema de Quadro de Boletim foram os Grupos de Discussão, locais onde as pessoas lançavam um assunto e os demais podiam comentar.

Estes Grupos eram divididos por assunto, ou seja, havia Grupos de Discussão para praticamente tudo, bastava alguém se propor a administrar um Grupo e o responsável pelo BBS liberava a estrutura e o espaço.

O primeiro Grupo que tive coragem de Administrar era justamente de cinema, foi criado em 1987 no BBS Inside, que depois se transformou no primeiro provedor de Internet particular do Brasil, era administrado por Charles Miranda, Sysop (Operador de Sistema) de primeira linha e amigo pessoal até hoje.

Os BBS não existem mais, nem mesmo os Provedores de Internet particulares existem mais, salvo algumas excessões foram todos absorvidos pelas grandes corporações, embora tenham sido responsáveis pelo início da Internet no Brasil. Muitas leis foram criadas pra evitar isso mas não adiantou nada, hoje os provedores são praticamente todos ligados as empresas de telefonia, algo que foi prometido - exaustivamente - evitar, mas na prática não aconteceu.

Mas vou deixar pra lá as promessas de governos e instituições e falar dos Grupos de Discussão.

Um Grupo de Discussão é formado basicamente por pessoas interessadas em um determinado assunto, basta que uma primeira pessoa crie o Grupo, defina o tema e a partir daí pode chamar seus amigos para participar do grupo.

Nos tempos do BBS bastava ser sócio de qualquer BBS e solicitar ao SYSOP a criação de um grupo, foi assim que fiz com meu Grupo de Cinema, que chama-va CINEVIDEO e começou com 4 participantes.

Este grupo ainda existe, completou 20 anos no ano passado (e nem lembrei de comemorar) e atualmente se encontra no Yahoo, com o mesmo nome de sua inauguração, CINEVIDEO, quem se interessar pelo assunto basta entrar no link logo abaixo e solicitar seu cadastro. É preciso ter uma conta no Yahoo para participar.

www.yahoogrupos.com.br/group/cinevideo

O sistema que hoje é utilizado pelo Yahoo foi o primeiro Grupo de Discussão na Internet com quem tive contato. Nem sempre foi um sistema do Yahoo, inicialmente tinha outro nome (que se perde na poeira virtual do passado) e mudou de dono duas vezes antes de ser comprado pelo Yahoo, que mantém o sistema exatamente com as mesmas características que tinha no início, embora as versões atuais sejam cheias de recursos novos e bastante interessantes.

O Google não ia ficar fora disso e criou o Google Groups (www.googlegroups.com) sendo que atualmente são os mais poderosos sistemas de Grupos de Discussão da Internet, mas não são os únicos, existem milhares de sistemas similares espalhados pela Internet, inclusive sistemas criados no Brasil, como o www.grupos.com.br.

Particularmente prefiro continuar fiel ao Yahoo Grupos, embora participe também de alguns grupos do Google e já tenha usado o sistema criado no Brasil (que não é o único). A razão de minha escolha não é técnica, apenas preferi não mexer em time que estava ganhando.

Discussões sobre qual é o melhor servidor de Grupos de Discussão são como discussões sobre qual o melhor tipo de computador, melhor Sistema Operacional, melhor time e assim por diante. Não terminam nunca e costumam ser despidas de qualquer lógica, cada um tem seus motivos e desconsidera argumentos. Por esta razão, não vou iniciar esta discussão, o melhor grupo é aquele em que a gente está e pronto.

QUANTO CUSTA?

Grupos de Discussão são, via de regra, serviços gratuitos, existem sistemas pagos e os sistemas gratuitos oferecem versões pagas, mas a não ser em casos de uso muito profissional um grupo gratuito atenderá bem a qualquer necessidade, independente da quantidade de usuários.

Há diversos grupos com mais de 10 mil participantes, mas este tipo de grupo costuma dar trabalho a quem participa deles, devido a possibilidade de ter muitas mensagens. Já participei de grupos com pouco mais de mil usuários e que geravam uma média diária de 500 mensagens ou mais, é muita coisa.

Meu grupo de cinema tem apenas 212 usuários, já teve mais de 1000 mas fiquei feliz por ter se reduzido o número de participantes pois agora há menos confusão e uma maior interação com os participantes. Conheço pessoalmente a quase todos e apesar de muitos morarem em cidades diferentes existe uma grande camaradagem entre os participantes, aliás neste grupo há até camaradagem demais, pois como quase todos se conhecem um novato costuma estranhar algumas conversas pois elas nem sempre se atem ao tópico principal.

O fato é que ninguém precisa gastar um tostão para participar ou ser proprietário de um Grupo de Discussão.

QUEM É O DONO?

O termo é esse mesmo: dono ou owner em inglês. Quem cria um Grupo passa a ser responsável por ele e é quem determina como será o mesmo, se serão permitidas mensagens fora do contexto (off topic), se podem circular anexos, enfim o "dono" é quem manda, tem inclusive o poder de suspender ou expulsar usuários que não estejam agindo de acordo com as regras.

Existem regras para cada tipo de sistema, tais como não criar grupos ligados a assunto ilegais ou de pornografia, se forem denunciados costumam ser sumariamente extintos e os donos podem até mesmo ser responsabilizados legalmente pelo conteúdo se este for considerado extremamente ofensivo. Não sei de casos em que proprietários de grupos tenham sido levados a prisão ou algo parecido, mas é fato que se as regras do local não forem cumpridas o Grupo é sumariamente eliminado.

As demais regras é o dono quem faz.

Em meu Grupo de Cinema só tem uma única regra, não contar finais de filmes ou cenas mais marcantes sem colocar antes um aviso de que o texto contém este tipo de informação. Normalmente estas informações são precedidas de um termo em inglês: "Spoiller", que significa mais ou menos "estragar o prazer", o termo vem da palavra "spoil", que significa estragar.

A punição para um Spoiller é normalmente ouvir a música "Teresinha de Jesus", cantada pelo Tiririca.

Mas cada grupo tem suas regras e nem sempre tem apenas um único dono, é possível delegar funções administrativas e isso é especialmente útil em Grupos com muitas pessoas, caso contrário o dono está "ferrado".

O dono de um grupo é o equivalente ao Sysop dos antigos BBS, ele determina tudo, cuida de promover e das tarefas administrativas, tais como aprovar novos usuários, verificar problemas com mensagens e até mesmo intervir quando as discussões assumem o sentido negativo da palavra.

O QUE SE DISCUTE?

Discutir não significa - necessariamente - brigar, significa trocar idéias e é exatamente isso que se faz em um Grupo de Discussão, troca-se idéia sobre todos os temas ou apenas sobre um tema específico.

Alguns grupos são extremamente restritos e não permitem qualquer tipo de fuga do contexto para o qual foi criado. Há grupos em que apenas o dono ou pessoas com status adequado podem escrever, neste caso os demais participantes apenas recebem as mensagens, mas neste caso não se pode discutir e perde-se uma das melhores finalidades deste tipo de sistema, que é a multiplicidade de opiniões e interação entre os participantes.

O nome correto de um Grupo onde não se pode responder as mensagens diretamente é Grupo de Distribuição e neste caso eu recomendo muito mais um sistema de BLOG, mas há diversas situações onde um Grupo de Distribuição é bastante útil ou desejável, não vou entrar em maiores detalhes pois o objetivo deste texto não é ser didático, mas sim apresentar um serviço da Web, um dos mais comuns.

COMO CRIAR OU PARTICIPAR DE UM GRUPO?

Participar de Grupos de Discussão é muito simples. Normalmente é preciso fazer antes um cadastro no sistema que oferece o Grupo, no caso do Yahoo ou do Google, basta criar uma conta de email gratuita e já poderá se inscrever em qualquer grupo aberto. Os grupos fechados dependem de autorização do proprietário dos mesmos.

Todos os bons sistemas de Grupo de Discussão tem uma ferramenta de busca que permite listar os Grupos, por categoria, então se a pessoa está interessada no tema Arqueologia, poderá encontrar facilmente Grupos ligados ao assunto.

Se não existir um Grupo sobre o Assunto desejado basta o interessado criar o seu próprio Grupo. Dá um pouco mais de trabalho pois é preciso preencher um formulário, mas é coisa de alguns minutos e em seguida o Grupo estará pronto para ser usado, basta chamar mais amigos para participar.

Meu primeiro Grupo na Internet foi o INFOETC, criado por Carlos Alberto Teixeira em 1996, justamente quando ele escreveu um texto apresentando os Grupos de Discussão aos Internautas. O INFO é de Informática e o ETC é porque na época o grupo foi criado associado ao caderno de informática do jornal O Globo, que se chama INFO ETC. O grupo não tinha qualquer relação com o jornal, tratava-se de uma iniciativa particular e em determinada época chegou a causar problemas para o colunista, que me passou a administração do mesmo, ou seja, fui dono do INFOETC por uns tempos, tive total liberdade para fazer algumas coisas que resolveram os problemas (especialmente de ego dos participantes) e o devolvi ao legítimo criador. O grupo INFOETC ainda existe, tem atualmente 383 usuários e ao contrário dos primeiros tempos, de brigas homéricas, existe hoje um espírito de camaradagem muito grande entre os participantes.

Para ilustrar todo o processo, vou repetir a ação do meu amigo CAT e criar um novo Grupo de Discussão, com o nome RPOL, ou seja, Ribeirão Preto On Line. Da mesma forma que o Info Etc, será um grupo sem vínculo direto com este jornal on line.

A temática será livre, ou seja é um Grupo onde todos os assuntos serão bem-vindos e dele participa quem quiser, tanto os leitores desta coluna quanto qualquer pessoa que gostar do nome e quiser se arriscar.

Para entrar no Grupo RPOL basta ter uma conta no Yahoo e entrar no endereço www.yahoogrupos.com.br/groups/rpol, no local há todas as instruções e informações para quem nunca participou de um grupo.

Outra forma bem mais simples de entrar é enviar um email para um endereço que cada grupo divulga, este email será respondido com um pedido de confirmação e ao responder o pedido a pessoa estará automaticamente inscrita no Grupo. O email não precisa ser do sistema Yahoo, mas é aconselhável a pessoa ter uma conta no Yahoo para poder usar todos os recursos disponíveis para um grupo, tal como participar de enquetes e muitos outros serviços, todos gratuitos.

O endereço para entrar no Grupo RPOL é rpol-subscribe@yahoogrupos.com.br.

COMO SE SAI DE UM GRUPO?

Sair de um grupo é ainda mais fácil que entrar, basta entrar na página do Grupo e clicar numa opção de SAIR DO GRUPO, ou então enviar um email para um endereço específico, muito parecido com o de pedir para entrar, no caso do RPOL seria: rpol-unsubscribe@yahoogrupos.com.br. O procedimento seria o mesmo de entrada, o Yahoo envia um email de confirmação e a pessoa estará imediatamente fora.

Só existe um porém que precisa ser lembrado. Para o pedido de descacastramento é preciso usar a mesma conta de email que recebe as mensagens do grupo, se for usada outra conta o pedido não vai ter efeito.

Também pode ser solicitado ao proprietário do Grupo que faça o descadastramento diretamente, a maioria dos proprietários não gosta de fazer isso, especialmente por questões de segurança, afinal qualquer um pode pedir para descacastrar outra pessoa e seria complicado para o proprietário fazer o processo de verificação, por este motivo o pedido direto deve ser utilizado apenas como última opção.

COMO PARTICIPAR

A participação em um Grupo de Discussão é bastante simples.

O interessado passa a receber emails do grupo e pode optar por responde-los ou não. Quando responder a sua resposta não irá para apenas uma pessoa, mas sim a todos os participantes do grupo, que, por sua vez, poderão dar continuidade - ou não - aquele tópico.

Usar um Grupo de Discussão é como usar email, a diferença é que não se conversa mais com apenas uma pessoa, mas com um grupo.

Quem participar do RPOL poderá - por exemplo - dar continuidade a este texto, lançar dúvidas ou depoimentos.

Poderia falar também do ator Charton Heston, a quem fiz uma pequena homenagem logo no início ou então perguntar de onde saiu a caricatura do ator, embora eu mesmo responda a esta pergunta, antes que seja feita.

A caricatura do Charton Heston foi feita por este escrevinhador, trata-se de um hobby que venho desenvolvendo há algum tempo. Ela é feita utilizando um plugin do programa Photoshop a partir de uma foto. Há mais exemplos de caricatura no site www.centraldesites.net/caricaturas.

Quem desejar continuar esta conversa basta entrar no Grupo RPOL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário