terça-feira, 25 de março de 2008

PERIGO ON LINE

Na semana passada, ao discorrer sobre a beleza de relacionamentos virtuais, em determinado ponto, informei que a mídia em geral costuma demonizar a Internet e associar tais problemas ao serviço de Internet e não a fragilidade do ser humano.

Como não se tratava do tema principal, não me aprofundei o suficiente no assunto e recebi alguns comentários de amigos, sobre estar tratando da questão com superficialidade, afinal existem perigos, sim, na Internet.

Existem, concordo plenamente, assim como existe perigo em viajar e sofrer um acidente ou em escorregar no banheiro e sofrer uma lesão, apenas não podemos culpar as estradas, os carros e os banheiros, o perigo ronda sempre quem não estiver preparado.

E na Internet é fácil não estar preparado, afinal os sistemas operacionais e os programas permitem o fácil acesso e conexão mas não verificam se a pessoa ligou seu melhor "equipamento"... o bom senso.

Costumo ver pessoas digitarem senhas muito simples, tais como a data de seu aniversário ou sequências numéricas facilmente identificáveis ou então pessoas que utilizam senhas complexas mas usam a mesma senha para tudo, não percebendo que em determinados lugares sua senha pode ficar exposta e se for a mesma senha do banco. a conta bancária também pode ficar facilmente exposta.

OS BANCOS

O campeão dos sistemas que deixam as pessoas com medo de usar são os acessos bancários via Internet, há farto noticiário de golpes, de clonagem de cartões e outros, mas tais notícias raramente informam que os bancos investigam sempre o que aconteceu e a pessoa apenas será prejudicada se ficar comprovado que houve inconsequência de sua parte, tal como entregar a senha ao boy da empresa, solicitar que ele vá retirar dinheiro e acreditar que ele não cairá na tentação de tirar um pouquinho ou apenas passar a senha a terceiros, que se encarregarão de fazer o serviço.

Quem julga que não ativando os sistemas bancários estará livre engana-se ainda mais pois um golpista esperto pode ativar o sistema apenas estando de posse do CPF (nem todos os bancos permitem isso, mas alguns permitem) e alguns outros dados do correntista, que são muito fáceis de conseguir.

Os sistemas de bankline vieram para nos ajudar, não se pode fugir deles ou utilizá-los com irresponsabilidade, é preciso conhecê-los, aprender a lidar com eles e utilizá-los a nosso favor.

Evidentemente, todos os cuidados não deixam uma pessoa livre de ser atacada por um golpe, mas quem tem que se preocupar com as proteções, defesas e ações posteriores após ser constatada uma invasão é o banco e não o usuário. Este último tem apenas que ficar atento ao que faz e principalmente não usar senhas com a data do seu próprio aniversário.

ONDE SE ENCONTRAM OS DADOS?

Muitas pessoas reclamam da facilidade em encontrar dados de pessoas na Internet, digita-se um CPF e pronto, aparecem várias informações da pessoa na tela, entra-se no Orkut e tem-se a ficha de um cidadão, completa, escrita por ele mesmo.

É preciso usar a Internet com critério, ao usar serviços públicos como MSN ou ORKUT é preciso ter em mente que as informações ali contidas podem ser interpretadas e analisadas por um golpista mais malandro.

Ao colocar inocentes fotos da família e o endereço de casa no Orkut, pode-se estar facilitando a vida de um sequestrador, dar informações a estranhos (ou mesmo conhecidos) sem ter certeza da identidade e moralidade da pessoa com quem se conversa pode ser o correspondente a "entregar o ouro ao bandido".

Nada de evitar usar Orkut ou MSN, pelo contrário, são serviços úteis e interessantes, mas é preciso algum critério no que se informa. Por exemplo, qual a necessidade de colocar o número do telefone, ou endereço, para aparecer no seu perfil? Se é importante informar telefone ou endereço, use um número de celular e não coloque o endereço completo, apenas a cidade e o bairro já são suficientes.

Para quem continua achando que mesmo não usando alguns serviços na Internet terá a privacidade garantida então tente acessar www.lili.com e lá digite seu próprio nome ou o de um amigo e surpreenda-se, o site informa telefone e endereço de muitas pessoas, apenas digitando o nome das mesmas.

O site já foi impedido de funcionar mas voltou ao ar e aparentemente ainda não conseguiram impedir que disponibilize tais informações. No entanto, é possível solicitar ao website que retire o nome de uma pessoa, será necessário comprovar que se trata da pessoa em questão.

E mesmo que tais sites sejam proibidos haverá outros, quem compra um serviço de consulta ao SPC/SERASA, por exemplo, poderá levantar a ficha de qualquer pessoa, apenas digitando seu CPF e nem queiram saber a quantidade de informações sobre nós nos arquivos da polícia, que não são disponibilizados na Internet, mas nada impede que um policial corrupto faça tal pesquisa por dinheiro.

E não é só, ao assinar uma revista ou serviço, uma pessoa pode ter seus dados divulgados, basta um vazamento no banco de dados.

PROTEGENDO-SE

Assim como há milhares de situações que nos agridem ao usar (ou não) a Internet, há soluções simples de proteção.

A mais elementar é não usar seu próprio endereço ou telefone quando preencher dados, mas muitas vezes isso não é permitido (em um curriculum, por exemplo) e neste caso é sempre bom utilizar o celular ou um endereço de correspondência, que pode ser do trabalho ou uma simples caixa postal, que pode ser comprada na agência mais próxima de correio.

Ao conversar usando a Internet é preciso ter cuidado com o que se diz, especialmente em lugares públicos, pois se o usuário avisa que vai viajar no final de semana pode estar deixando uma informação valiosa para um criminoso.

Um dos mais conhecidos perigos são os virus de computador (que podem ter vários nomes) mas é impressionante como as pessoas deixam de ter cuidados elementares, tais como não acreditar em mensagens fantasiosas que prometem prêmios fabulosos ou mesmo mensagens de "alerta" que na verdade fazem exatamente o contrário do que prometem.

A regra é uma só... na dúvida não abra anexos e se não tiver dúvidas também não abra... não vale a pena.

Anexo só de mensagem totalmente identificada, previamente avisada e combinada, o mais correto seria não usa-los profissionalmente, até mesmo porque o anexo de email não pode ser seguro, uma vez que o email também não é.

COMO? O EMAIL NÃO É MAIS SEGURO?

Nunca foi!

O protocolo que permite o envio dos emails, normalmente conhecido como SMTP pode ser facilmente modificado, é possível uma pessoa passar por outra sem saber sequer a senha do email. Não pretendo entrar em detalhes sobre como isso pode ser feito, justamente para não incentivar que pessoas tentem fazê-lo apenas por diversão, mas creiam-me, email nunca foi uma ferramenta segura, assim como o telefone não é adequado para efetuar fofocas ou malandragens.

Ops... mas nem todo email tem que ser inseguro, existem diversas formas de tornar um email e até mesmo um anexo de uma segurança exemplar, isso é obtido a partir de combinações de senhas e outros procedimentos, há farta documentação e informação sobre isso na própria Internet, basta procurar por criptografia.

O QUE MAIS É INSEGURO?

Tudo e ao mesmo tempo... nada! O computador deste escrevinhador não pega vírus ou qualquer outro tipo de praga desde que foi adquirido e o anterior a ele passou uns 10 anos invicto. E meu uso de Internet é pesado, as vezes passo 24 horas conectado.

Se tivermos os devidos cuidados, raramente deixaremos furos.

E ONDE APRENDER A SE PROTEGER?

As técnicas de proteção são encontradas em livros, sites, cursos e palestras e não devem ser ignoradas. Tendo em mente que os verdadeiros gênios da Informática costumam estar bem empregados e não se prestam a perder tempo com atividades ilegais sobram uns poucos "gênios do mal", mas infelizmente eles costumam ter muitos seguidores, que não sabem nem mesmo o que fazem, mas são capazes de seguir um tutorial ensinando a praticar delitos.

Mas não precisa ficar "googlando" se quer aprender a se proteger o endereço mais provável de funcionar é este:

http://cartilha.cert.br/

Este site é mantido pela entidade que regulamenta os domínios no Brasil e neste local há uma cartilha completa sobre como se proteger,

A melhor proteção continua sendo o bom senso e o conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário