segunda-feira, 10 de março de 2008

A REVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO

O amigo leitor ou amiga leitora já ouviram falar de EAD? Se ainda não ouviram, saibam que trata-se de uma abreviação para o termo: "Educação A Distância".

No Brasil, um dos sistemas mais antigos de EAD é fornecido pelo IUB, (Instituto Universal Brasileiro), que ainda oferece seus cursos, pelo mesmo processo ou através da Internet. No site www.institutouniversal.com.br, clicando em Escola/História pode-se encontrar informações interessantes sobre o EAD, como por exemplo: que o ensino por correspondência começou na Alemanha, ainda em 1890.

Desde então, milhares de empresas, escolas e universidades oferecem cursos que podem ser ministrados sem a presença do aluno.

Em 1977, por iniciativa da Fundação Roberto Marinho inaugurava-se o sistema Telecurso, que integrava transmissões de TV, apostilas vendidas em bancas de jornais e outros meios. Destinado inicialmente a facilitar as pessoas o acesso aos exames supletivos. Este autor foi diretamente beneficiado por este processo.

Atualmente as ofertas são muito melhores, já existem cursos superiores ou através de EAD e até é possível estudar em universidades no exterior, por este mesmo processo.

A grande revolução causada pela EAD é permitir que a educação - em qualquer nível - chegue a locais onde não seria possível levar uma estrutura para ensino de qualidade. Instituições como o SEBRAE disponibilizam cursos on line com altíssimo nível e estes cursos podem ser feitos no horário mais conveniente ao aluno e o melhor de tudo... são gratuitos.

E QUEM NÃO TEM INTERNET?

O Brasil está entre os primeiros do mundo em relação ao uso da Internet, mas ainda carece de muitos projetos de inclusão digital, que propicia acesso e conhecimento as pessoas de mais baixa renda, ou mesmo pessoas que - por qualquer motivo - não tiveram ainda contato com computadores ou Internet, mas caminhamos a passos largos para mudar isso.

Para fazer um curso de EAD não é preciso ter computador em casa e acesso a Internet, quando isso ocorrer, o mais apropriado é procurar locais que permitam a estrutura, sejam os lugares pagos (lan house, cyber café, etc) ou os gratuitos, em forma de centros de integração social, fornecidos por ONGS, empresas e entidades diversas.

Para as empresas é essencial criar um ambiente que permita a utilização deste conceito, não só para os diretores e funcionários mais graduados, mas principalmente para todos, uma vez que treinamento e capacitação são hoje a meta de qualquer empresa mais séria e uma das formas mais eficientes e baratas de se promover este o conceito é o EAD.

QUEM FORNECE OS CURSOS?

Teoricamente, qualquer pessoa que domine uma atividade poderia ministrar um curso via EAD, mesmo sem treinamento específico ou conhecimento de informática.

Naturalmente uma pessoa nestas condições teria que procurar ajuda profissional para poder estabelecer a estrutura, manutenção e acompanhamento do curso e já existe suporte especializado para isso, comunidades de EAD são encontradas facilmente no ORKUT, em listas ou sites que oferecem suporte especializado, como o www.eadbr.net, que se especializou não em fazer cursos, mas em prover a quem os faz, a necessária estrutura.

No exterior a oferta de cursos é impressionante e a maioria destes cursos é gratuita, mesmo os que são oferecidos por especialistas com muita projeção. Normalmente estes especialistas são pagos por instituições que tem interesse em divulgar a cultura e a educação, ou então vendem seus serviços a particulares e posteriormente os disponibilizam gratuitamente para atingir a um público maior.

No Brasil ainda são raros os grandes nomes que oferecem cursos gratuitamente, por EAD, mas já existem e podem ser encontrados, principalmente nos sites de universidades.

Todos ganham com este conceito, desde a economia de tempo até a maior eficiência no aproveitamento das aulas e possibilidades de efetuar um acompanhamento automático destas.

ONDE ENCONTRAR?

Basta entrar em qualquer site de buscas e escrever a palavrinha mágica: EAD, acompanhada por um tema e provavelmente a maior dificuldade será escolher uma das muitas opções que serão disponibilizadas.

Por exemplo, acabo de escrever +ead +hq no Google e encontrei 150 mil indicações. Já para +ead +otorrinolaringologia foram apenas "pouco" mais que 2 mil indicações. Evidentemente não são todas indicações de cursos, mas provavelmente levam a um curso específico.

PARA QUEM SERVE?

Qualquer pessoa pode se beneficiar de um curso de EAD, sejam doutores ou leigos e o melhor é poder escolher seu próprio horário para fazer o curso de sua preferência.

Nem todos os cursos são totalmente a distância, em algumas atividades é preciso comprovar depois o conhecimento adquirido a partir de uma prova presencial ou então complementar as aulas a distância com aulas presenciais.

COMO SE PREPARA UM CURSO DE EAD?

A criação de um curso não é tão simples quanto possa parecer, mesmo para as atividades mais corriqueiras é sempre necessário fazer parte de uma boa equipe, que costuma reunir especialmente educadores, artistas gráficos e técnicos de informática, além - evidentemente - de pelo menos um especialista na atividade que será ministrada.

Cabe aos educadores avaliar a qualidade pedagógica do curso, aos artistas a criação de elementos de multimídia e aos técnicos disponibilizar o resultado do trabalho.

Eventualmente acontece de uma única pessoa dominar todo o conceito e fazer todo o trabalho sozinha, mas isso será a exceção.

Um dos mais difundidos sistemas para uso de EAD chama-se Moodle. Trata-se de uma excelente ferramenta e tem a vantagem de ser distribuído como programa de código aberto, portanto gratuito, mas esta não é a única qualidade do Moodle, pois por ter sido desenvolvido por educadores, já traz embutidos no sistema os mais recentes e avançados recursos.

FINALIZANDO

O tema é extenso, as opções são muitas, minha intenção foi levantar o tema, buscar interessados e certamente voltarei ao assunto se ficar claro que os leitores deste espaço tem interesse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário