terça-feira, 29 de abril de 2008

BLOGAR É PRECISO

Teve uma época, não faz muitas décadas, em que o máximo de status era ter um número de fax para colocar no cartão. Com o passar do tempo isso foi mudando, primeiro veio o número de celular, depois email, website pessoal e já faz algum tempo que estamos na era do Blog.

Blog, Flog, Glog, Vlog... as variações são muitas, alguns tem apenas texto, outros somente imagens e outros mais sofisticados contém até mesmo histórias em quadrinhos. fiz até um exemplo para ilustrar melhor o assunto:http://comiqs.com/comics/Pt8hAKkLFvO/

Um BLOG e todos seus congêneres são basicamente um registro diário (ou não) sobre um determinado assunto. Este registro é disponibilizado em servidores adequados a esta finalidade e gerenciados por programas que disponibilizam o conteúdo de forma livre ou restrita.

A vantagem de usar um Blog é que o candidato a gerador de conteúdo deixa lá seu texto ou uma multimídia de sua preferência e quem estiver interessado procura acompanhar as postagens.

A utilização deste recurso já chegou as empresas, embora timidamente, como informa a revista VOCÊ S/A, na reportagem "Blogs Corporativos" da página 41. A reportagem pode ser vista acessando-se o site www.vocesa.com.br e digitando-se o código "decidir" (sem aspas) na opção de leitura de compra em banca.

Blogs não são novidade, mas somente agora estão sendo reconhecidos como mais que um fenômeno passageiro, entre tantos que a Internet costuma trazer e ver desaparecer.

A grande vantagem de ter um Blog é que o gerador de informações deixa de ser uma empresa ou corporação e passa a ser uma pessoa, ou seja, qualquer um que entenda que tenha condições de criar notícias simplesmente procura o sistema de Blog de sua preferência e prepara o seu, o processo é simples e gratuito e será melhor descrito, mais a frente.

Os maiores jornais e revistas do país já entenderam a força do Blog e mantém serviços deste tipo para seus colaboradores, onde os mesmos podem complementar o conteúdo dos textos publicados.

O maior diferencial entre escrever para um Blog e escrever para uma publicação (on line ou não) é que o Blog permite comentários e uma participação maior do público leitor. Pode-se interagir com um Blog, contestar informações, enfim ele é um tipo de notícia "viva" em constante evolução, justamente pelas ferramentas que disponibiliza para utilizar essa via de comunicação de mão-dupla.

O conteúdo dos Blogs é tão diversificado quanto a Internet, quem estiver interessado em determinado assunto deve simplesmente fazer uma pesquisa e adicionar a palavra +Blog a mesma e certamente vai encontrar um sobre aquele tema... e se não encontrar, nada impede que inicie um.

Analogicamente o Blog é como um diário pessoal, mas daqueles que todos podem ver e escrever alguma coisa. Já existiam na época em que eu estava na escola, cheguei a ter dois ou três. Um caderno simples, onde escrevia algumas coisas, fazia algumas perguntas e passava para os amigos completarem. Os resultados eram sempre interessante, infelizmente não guardei nenhum destes cadernos, seriam um tesouro bem valioso de lembranças da minha juventude.

O Blog é um registro eletrônico, que teoricamente estará disponível daqui a muitos anos, recomenda-se que todos façam pelo menos um.

Tem um ditado antigo que diz que um ser humano só estaria completo depois de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro. Adaptado para os tempos modernos o livro poderia - perfeitamente - ser substituído por um Blog.

CRIANDO SEU BLOG

O leitor ainda não tem um Blog? E se interessou...

Neste caso vou dar o caminho das pedras, é um caminho muito tranquilo, sem armadilhas e se amanhã cansar do Blog basta parar de escrever, ninguém é obrigado a continuar um Blog.

Eu mesmo já iniciei diversos, são tantos que nem me lembro de alguns e - sinceramente - nunca consegui dar prosseguimento a maioria deles, mas isso está mudando, mesmo porque os Blogs de alguns amigos já até lhes rende algum dinheiro, basta que o conteúdo seja bom e tenha público, mas vamos falar disso em outra parte.

O primeiro passo para criar um Blog é escolher um servidor, existem milhares deles e todos apresentam vantagens e desvantagens, não pretendo dizer qual o melhor ou o pior, esta decisão depende de cada pessoa e também do tipo de conteúdo que deseja postar e seu público alvo.

Então antes de decidir qual lugar seu Blog será postado é preciso decidir seu conteúdo.

O conteúdo mais genérico é texto e imagens e vamos nos ater a este exemplo. Mas é bom lembrar que existem Blogs de todo tipo e para cada tipo há um servidor mais adequado.

Não trabalho para a Google (bem que gostaria) mas não há como negar que estão a frente em praticamente todos os segmentos quando se fala de Internet, sendo assim vou escolher exemplos da Google.

Não significa que o Google seja melhor em tudo, por exemplo, no caso de Flogs (Blogs de fotografia) eu entendo que o serviço Flickr (www.flickr.com) que pertence ao grupo Yahoo é superior - em alguns aspectos - ao serviço Picasa (www.picasaweb.com) que pertence ao grupo Google. Como ambos são gratuitos, simplesmente fico com os dois.

Para um Blog tradicional, que pode conter texto e imagens, o serviço do Google começa no site www.blogger.com. Quem já tem uma conta de email do GMAIL pode usar a conta para iniciar um Blog, em 3 passos tão simples que não preciso explicar, já que o serviço está em bom português e possui eficientes tutoriais e explicações fáceis de entender.

Se o visitante não tiver uma conta no GMAIL (outro serviço Google) recomendo a criação de uma, os passos também são bastante simples e em menos de 5 minutos uma conta será criada.

CRIEI MEU BLOG, O QUE FAÇO AGORA?

Uma vez criado seu Blog você deverá começar a colocar conteúdo no mesmo.

Não importa o tema e nada impede que seu Blog seja genérico e não se prenda a um único tema, alias os melhores Blogs que conheço são genéricos, o autor fala do que lhe vier a cabeça.

Mas vamos supor que o leitor é um grande conhecedor de um determinado assunto, neste caso eu recomendaria que o Blog mantivesse o foco neste assunto, será mais fácil para quem escreve e certamente mais útil para quem lê.

Buscar público leitor não é importante em um primeiro momento, apenas comece a escrever, mantenha uma produção diária de pelo menos um texto e em breve terá um acervo digno de ser divulgado.

Primeiro divulgue entre seus amigos mais chegados, pessoas que poderão lhe auxiliar com críticas ao seu estilo de escrever ou com sugestões. Não ligue muito para elogios, quem apenas elogia normalmente não está muito interessado no conteúdo, somente marcou presença, preste atenção nas críticas e nas sugestões pois aí está o segredo para o sucesso do seu Blog.

O QUE É QUE EU GANHO COM ISSO?

Em primeiro lugar ganha a satisfação de ser útil, um Blog bem escrito, com informações pertinentes pode ser muito útil a quem precisa destas informações.

É um canal de comunicação, profissionalmente é muito vantajoso que você tenha um Blog que explore seus conhecimentos profissionais, pode ser mais interessante do que um Curriculum e quem tem um Blog bem feito e com conteúdo interessante deve inclui-lo em seu currículo profissional, talvez ele seja exatamente o diferencial para um candidato que não tenha.

Num Blog fica evidente se o autor se comunica adequadamente, se sabe escrever e quais conhecimentos realmente detém, claro que uma pessoa pode pagar a um ghost-writer para escrever um Blog (e muitos o fazem) mas neste caso não estamos falando de honestidade e quando não se é honesto tudo deixa de ter valor, portanto não vamos considerar esta questão.

Mas falando especificamente em dinheiro, grana, bufunfa... lamento informar que tem muita gente faturando alto com apenas Blogs, digo "lamento" porque eu mesmo, que adoro escrever, nunca ganhei dinheiro com Blogs, mas não façam o que eu faço e podem se dar bem.

Uma das formas mais evidentes de se faturar com um Blog é ser contratado por uma instituição, mas aí é um emprego, com as implicações todas de um trabalho. Mas não é tão simples ser contratado por uma instituição que pague bem pela sua produção.

A outra forma - bem menos conhecida - é colocar anúncios no seu Blog, há diversas formas de fazer isso, portanto não vou entrar em detalhes (até porque conheço poucas) mas nesta mesma seção eu recomendo os textos do Rodrigo Sampaio, que tratam dos serviços de publicidade on line, especialmente o Google AsSense.

Blogs com muito público também podem gerar parcerias de diversos tipos e evidentemente nada impede que alguém utilize um Blog com a finalidade específica de vender algum produto, basta fazer direitinho que vai funcionar muito melhor do que ficar enviando SPAM.

COMO ACOMPANHAR UM BLOG?

São tantos Blogs que certamente ficaria difícil acompanhar o conteúdo de todos, lembrar de clicar em um por um e ficar navegando por eles, lendo o conteúdo... isso é trabalhoso.

Mas a Internet possui ferramentas fantásticas e uma das mais interessantes é o RSS.

Esclarecer o significado da palavra é algo complicado, primeiro porque RSS tem pelo menos três representações válidas:

* Rich Site Summary (RSS 0.91)
* RDF Site Summary (RSS 0.9 e 1.0)
* Really Simple Syndication (RSS 2.0)

Nem vou me aventurar em traduzir os termos pois iria complicar mais ainda o entendimento, deixo para o leitor a tarefa e até vou apresentar a questão a pessoas que entendem mais inglês do que eu.

A representação mais aceita é Really Simple Syndication. A tradução para Really Simple é "realmente simples" mas Syndication é difícil de traduzir sem maiores conhecimentos do idioma inglès. Os dicionários informam que é "formação de cartel" ou seja podemos entender, numa tradução livre que seria um "conjunto de informações realmente simples". Ou seja... não é tão simples ;)

Mas trocado em miúdos, RSS é uma forma de receber o conteúdo dos Blogs (e de sites também) conforme eles vão sendo atualizados. Por exemplo, alguém publica algo num Blog do qual o leitor é assinante de RSS e automaticamente o seu leitor de RSS recebe a informação.

Há diversos tipos de leitores RSS, inclusive os programas de email se prestam a esta tarefa, eu sempre prefiro receber meus RSS por email, mas mantenho também o serviço de RSS do Google, que me permite acompanhar - quando quero - todos os Blogs que me interessam. Basta acessar o serviço e todas as atualizações estão no mesmo lugar.

Para usar este serviço basta uma conta do GMAIL também, o serviço RSS do Google, chama-se Google Reader e funciona em conjunto com outro serviço bem interessante, o IGOOGLE. Para maiores informações sobre estes serviços recomendo acessarwww.google.com e selecionar os nomes dos serviços.

FINALIZANDO

Os "BLOGUEIROS" formam diversas comunidades e apenas a título de exemplo vou indicar alguns dos meus preferidos, inclusive dois BLOGS que comecei justamente quando pesquisava para esta matéria:

http://com.limao.com.br/wikisite/jogosantigos/

 Este Blog iniciei na comunidade do Limão, um novo portal de conteúdo que tem feito muita publicidade na TV e na mídia em geral. Gostei do formato e resolvi testar o sistema. Com isso penso ter resolvido uma questão que venho sempre adiando, que é ter um local para falar de jogos mais antigos, aqueles que ninguém mais lembra mas foram sucesso absoluto na época de seu lançamento. Como eu estava lá e sempre gostei de jogos (inclusive de cria-los) é uma tendência natural falar deles.


 Este é um Blog bem diferente e fiz questão de fazer um teste e recomendar. Nele ao invés de escrever um texto e publicar fotos o blogueiro pode fazer uma História em Quadrinhos e o sistema (gratuito) tem todos os recursos para ajudar a fazer isso com facilidade, mesmo para quem não domina as artes do desenho, já que as histórias podem ser criadas a partir de simples fotos. O "Papi" Noel da história é o próprio autor destas linhas.
 

Blog de João Magalhães, um repórter das antigas que decidiu criar seu próprio veículo e faz - com muito sucesso e competência - um dos melhores Blogs jornalísticos que conheço. Antenado com as novidades e sem medo de dar suas opiniões, me mantém sempre informado do que acontece de bom pelo mundo da tecnologia e outros assuntos. O Blog também contém reportagens e outras informações.
 

Este é um Blog bastante polêmico pois seus autores fazem indicações de programas, revistas e muitas outras coisas e dão o caminho para se conseguir as cópias. Já foi fechado por diversa vezes, mas sempre volta. De minha parte entendo que eles dão a informação, cabe a cada um decidir o que fazer com ela. O Blog é especialmente útil porque dá dicas excelentes sobre os programas mais procurados e também sobre outros temas.
 
Há muitos outros, só meus Blogs dariam uma lista enorme, mas vou indicar apenashttp://holypig.multiply.com, onde indico todos os outros Blogs. O Multiply foi um dos primeiros serviços de conteúdo múltiplo, lançado praticamente junto com o Orkut (com o qual tem conexões) e que escolhi para ser a minha página pessoal, lá coloco o que considero relevante mostrar aos amigos.

Sejam bem-vindos ao mundo dos Blogs.

Mais detalhes, perguntas ou sugestões a respeito deste tema serão bem vindos na lista criada para esta coluna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário