terça-feira, 27 de maio de 2008

WEB2

Quando ouvi os primeiros comentários sobre a chegada de uma WEB2 - pronunciando o 2 normalmente - falava-se apenas de uma Internet mais rápida, que só estaria disponível a quem pudesse pagar ou a instituições do governo, educação e científicas.

E realmente ela veio, está presente de forma transparente onde menos se espera e a velocidade extra já chegou também as casas de muitas pessoas, já é comum as operadoras oferecerem banda larga de até 8 Mb, embora nem sempre entreguem o que oferecem, minha banda larga que devia ter 1,5 Mb raramente passa de 800 e quando ligo para reclamar só falta me dizerem que devo dar graças aos céus por ter isso, uma hora culpam o pobre de meu modem, outra culpam a Internet, só não acusaram o Papa ainda.

Mas tudo bem... já foi pior, comentei isso no texto História da Informática, parte 1 e em breve darei continuidade e iremos para a parte 2.

Mas a WEB2 de que vou falar hoje é uma que se pronuncia "uébe tchu" ou seja a pronúncia de 2 em inglês é parecida com o termo "para você" (to you) também em inglês e é desta WEB que pretendo comentar hoje.

O conceito W2 (vou usar esta abreviatura daqui por diante) é de oferecer serviços através da Internet, ou seja, o que antes a gente só obtinha instalando um programa no computador, poderemos ter - através da W2 - apenas estando conectados.

Do ponto de vista da portabilidade isso é muito interessante, pois podemos ter um mesmo serviço tanto no micro de casa, da empresa, quanto no notebook, handheld, celular ou qualquer outro dispositivo que acesse a Internet.

Como sempre,o Google está a frente de todo mundo neste conceito e oferece diversos serviços de W2 ao seu público, como por exemplo o Google Maps e todos seus recursos.

Um dos mais recentes recursos do Google Maps é mostrar imagens captadas por sofisticadas webcams, para ver o bichinho em funcionamento clique emhttp://maps.google.com/help/maps/streetview/ e surpreenda-se. Por enquanto só está disponível para algumas cidades dos EUA, mas em breve poderemos ver câmeras nas ruas de todo o mundo em tempo real.

Outro serviço W2, também do Google é o excelente http://doca.google.com que é nada mais, nada menos, do que praticamente um Office completo, com a vantagem de ser gratuito e estar disponível aonde você estiver, bastando que tenha acesso a uma conexão.

Se for listar apenas os serviços apenas do Google extrapolarei todos os limites de espaço, são dezenas de serviços de todo tipo.

COMO FUNCIONA?

Um serviço W2 parte do princípio que deve oferecer ao seu usuário um sistema totalmente on line. Ser gratuito não é o parâmetro básico, mas a esmagadora maioria destes serviços tem funcionado de forma gratuita e os responsáveis adquirem sua receita a partir de publicidade ou patrocínio.

O interessado no serviço apenas se cadastra, define uma senha e a partir dai poderá acessar as diversas opções e não são poucas, as ofertas vão desde sistemas anti-virus on line até pequenos sistemas aparentemente inúteis, como geradores de notícias falsas, por exemplo.

Um sistema W2 não é apenas a oferta de um serviço mas sim um conceito onde o usuário possa desenvolver atividades on line, sem necessidade de ajuda humana.

ALGUNS EXEMPLOS:

Citarei alguns locais interessantes, onde vale a pena iniciar uma parceria com este tipo de serviço:

MEEBO www.meebo.com

O Meebo é um sistema W2 que oferece ao visitante de um site ou blog a possibilidade de se comunicar diretamente com o responsável pelo local, a partir de uma interface similar a da maioria dos comunicadores existente. O responsável pelo site apenas indica uma ou mais contas de comunicadores que possui e coloca um pequeno código no HTML do site. O visitante não precisa usar nenhuma conta de comunicador, apenas escreve seu nome e uma mensagem e se houver um atendente on line temos pronto um excelente - e gratuito - sistema de CHAT que não deixa nada a dever as melhores ferramentas do gênero. Veja um exemplo do Meebo funcionando no sitewww.centraldesites.net, basta clicar no item "Atendimento on Line". Quem irá atender é este escrevinhador que vos fala, diretamente em minhas contas de Hotmail, Gmail ou ICQ.

TAAZ www.taaz.com

O Taaz é um verdadeiro salão de beleza on line. O usuário insere uma foto e poderá efetuar mudanças nos olhos, lábios e cabelos e ver o resultado na hora, com uma qualidade de cair o queixo. Ainda não está traduzido para o português, mas provavelmente estará em breve, por enquanto é preciso dominar o básico do idioma de Shakeapeare para poder usar este serviço.

COMICS - http://comiqs.com/

Já citei este serviço em outra matéria, neste sistema é possível criar histórias em quadrinhos sem ter nenhum conhecimento de desenho, basta enviar fotos, adicionar os balões e textos e soltar a imaginação. O resultado pode ser publicado no próprio site, impresso ou enviado em PDF.

CONCLUSÃO

Estes poucos exemplos apenas servem para ilustrar a enorme quantidade de possibilidades, na verdade o conceito W2 vai bem além de simples serviços, a idéia é integrar as pessoas, oferecendo ferramentas de interação e permitindo atividades conjuntas. Os maiores sucessos nesta área são bem conhecidos, tais como Youtube, Flickr, Picasa e os diversos sistemas de Blog existentes.

A tendência dos computadores é abandonar o sistema operacional e HDs e passar a utilizar a web para ter acesso aos programas. Evidentemente quando isso ocorrer alguns serviços passarão a ser cobrados, mas provavelmente será mais barato do que pagar os preços abusivos dos programas atuais.

Por falar em abusivo, até o famoso Photoshop se rendeu a W2, uma versão on line (e gratuita) do Photoshop pode ser acessada em www.photoshop.com/express/demonstrando que a tendência das grandes corporações é passar a entender este mercado emergente.

Mais detalhes, perguntas ou sugestões a respeito deste tema serão bem vindos na lista criada para esta coluna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário