segunda-feira, 21 de julho de 2008

MAIS E MELHORES MUNDOS VIRTUAIS

O primeiro mundo virtual de que tive notícia foi o Active Worlds, foi nos primórdios da Internet brasileira e lembro que um amigo chegou a investir bastante neste formato, comprou uma "gleba" virtual e início a construção de uma réplica da cidade onde vive, bem próxima de Ribeirão Preto, estava no ar a Orlândia virtual.

O Active World ainda existe, basta acessarwww.activeworlds.com e baixar os programas necessários para a instalação.

Por motivos que desconheço não "colou" no Brasil, embora o programa tenha evoluído muito e recentemente andei passeando por lá, estava bem melhor do que na época da Internet discada, que provavelmente foi a causa maior da falta de sucesso deste empreendimento por aqui.

Muitos outros projetos similares foram criados, a maioria nem chegou ao conhecimento do público, mas recentemente um grande trabalho de marketing tornou famoso no Brasil o Second Life, que já era sucesso no exterior e chegou a nossas fronteiras a partir de uma parceria com o IG e outras empresas.

Cadastrei-me no SL e descobri muito cedo que é um mundo caro para se viver, tudo ali custa alguma coisa e qualquer ação neste mundo corresponde a uma proposta de compra de Lindens, a "moeda oficial" desde novo mundo.

A publicidade diz que no SL você pode ganhar dinheiro, que todas as grandes empresas estarão presentes e realmente deve ter alguém que ganha dinheiro por ali, sem contar que as empresas realmente grandes estão por lá, mas a chance de uma pequena empresa aparecer neste mundo depende diretamente da quantidade de recursos em lindens que esta empresa puder adquirir.

Nunca mais voltei ao SL, já tenho contas demais para pagar no mundo real.

A NOVIDADE

Recebi, na semana passada o convite para entrar no Lively, um novo mundo virtual, by Google, que faz sua estréia na Internet.

Fiquei um pouco frustrado com minha primeira experiência, onde o espaço Brasil está em uma pequena ilha, lotada de personagens estranhos com um visual bastante caótico.

O programa leva um tempo para baixar todos os recursos necessários, mas o interessante é que ele roda direto do navegador, não precisa instalar (por enquanto) nenhum programa a parte, embora solicite a instalação de alguns plugins.

Depois pesquisei outras salas e até iniciei a criação de uma e comecei a me dar conta de que desta vez temos um mundo virtual integrado com outros pacotes que o Google oferece. É possível criar objetos usando o sistema SketchUp, integrar salas aos mapas do GoogleMaps e certamente os demais sistemas Google, tais como email, agenda, etc brevemente estarão integrados.

O Lively é ainda um sistema beta, está em construção e tem muitas coisas ainda que ficam na promessa, mas está totalmente funcional e o melhor de tudo, lá não há lindens ou qualquer outra moeda, este mundo virtual segue o padrão 0800 da Google, de oferecer gratuitamente os serviços e faturar na publicidade.

Ainda não criei minha sala no Lively, fiz uns testes, brinquei e gostei do sistema, em breve estarei presente neste novo mundo e informo o caminho das pedras para os interessados.

Por enquanto basta digitar no seu navegador:www.lively.com e divirta-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário