quinta-feira, 19 de março de 2009

Mais e melhores redes sociais

Antes mesmo do evento Internet as redes sociais, ou seja, comunicação direta com pessoas ou grupos de pessoas já existiam.
A primeira delas foi o email, que agilizou de forma fantástica a comunicação, tanto que o email ainda existe praticamente obedecendo o mesmo formato com o qual foi criado, algumas opções foram acrescidas, mas na essência ele não mudou e nem deveria ter mudado, isso evitaria muitos problemas.
Depois vieram os BBS, (Boletim Board System), ou sistemas como o Vídeo Texto e os fóruns ou Grupos, que durante anos uniram pessoas ao redor do mundo, para trabalho ou simples diversão ou contato. Não vou me estender sobre estes serviços, tiveram sua época e foram substituídos por serviços similares que aproveitaram os recursos oferecidos pelo crescimento da Internet em nível mundial.
A primeira rede social que cresceu exponencialmente na Internet foi o ICQ, sistema criado por dois Israelenses e posteriormente copiado por praticamente todos os grandes serviços, sendo que o MSN acabou dominando esta área, com a Microsoft utilizando sua força.
Posteriormente começaram a surgir outros fenômenos de comunicação social, como o Orkut, que também é imitado a exaustão, vieram os Blogs, os Fotologs, o Youtube e tantas outras siglas e opções que é praticamente impossível listar todas em um texto escrito.
Um dos sistemas que está mais em evidência neste momento é o Twitter, uma espécie de mini-blog, com limitações que acabam sendo seu maior charme. Um Twitter tem o limite de 140 letras, isso é para permitir que seja compatibilizado com o SMS (torpedos de celular) e assim poder ser recebido ou enviado por celular. A integração de celulares com a Internet é cada vez maior e amplia de forma inimaginável as possibilidades de comunicação, já existem serviços que permitem que uma pessoa informe sua localização a partir de seu celular, este serviço chama-se Google Latitude e no seu lançamento foi disponibilizado no Brasil, mas em seguida seu uso no Brasil foi cancelado, não sei ainda por quais motivos. Muita gente reclamou deste serviço, achando que seria uma forma de invasão de privacidade, mas sem perceber que haveria muitas aplicações interessantes e possíveis, sem contar que quem não quiser ser localizado apenas não deveria usar o serviço.

A VERDADE SOBRE INVASÃO DE PRIVACIDADE

O que poucos sabem é que ao portar um celular, qualquer pessoa pode ser localizada, o que o Google Latitude fez foi apenas disponibilizar isso a qualquer pessoa com acesso a Internet, pois as empresas de Celular, as autoridades e quem disponibilizar da tecnologia necessária pode perfeitamente localizar qualquer um que esteja falando ao celular.
Na verdade, qualquer pessoa que use um cartão de crédito ou acione um sistema informatizado se identificando corretamente poderá se localizada, nossos dados estão espalhados de tal forma que alguns sistemas podem até mesmo adivinhar onde estaremos amanhã... quando as vezes nós mesmos não sabemos. E estes mesmos sistemas podem antecipar nossos gostos ou o que fazemos.
Se entramos num Shopping e fazemos uma compra, ou fazemos isso pela Internet não se iludam pois estaremos sendo espionados por milhares de sistemas que irão analisar nossos atos.
Mas isso é outra conversa.

BENEFÍCIOS DAS REDES SOCIAIS

Na verdade, sermos espionados para que as empresas dedicadas a vender entendam nossos gostos não é tão ruim, isso permite a elas nos enviar tentações, mas também permite a nós não perder muito tempo quando desejamos dar um presente a alguém. Se a pessoa tiver uma “lista de desejos” na Internet é extremamente fácil não errar no presente, você já tem sua lista de desejos?
Muitas pessoas reclamam da “exposição” de um sistema como o Orkut, mas não percebem que os dados do Orkut são colocados por elas mesmas, basta pensar um pouquinho e tirar de lá os dados que realmente causam esta superexposição. Há perfis que contém endereço, telefone e até fotos da casa da pessoa e depois reclama-se que ladrões usem estes dados para praticar crimes. Você pode até colocar fotos de sua casa, para mostrar aos familiares, basta aprender que o Orkut pode ser configurado para que estas fotos sejam exibidas apenas para uma lista restrita de pessoas que você irá definir.
Reclamam também dos Blogs, mas se esquecem que são uma excelente forma de comunicação, onde qualquer pessoa pode falar de assuntos que conheça ou admire. O que está errado com alguns Blogs é justamente a falta de assunto, mas quem disse que precisamos ler um Blog que não nos agrade?
Reclamam do Twitter também, afirmam que não tem graça nenhuma saber o que fulano ou ciclano estão fazendo neste momento... ora, sinceramente, eu acho interessante saber o que pessoas que eu gosto estão fazendo neste momento, se estão alegres ou tristes, se estão em um lugar interessante e é bom que estas pessoas possam dizer isso a um monte de outras, ao mesmo tempo. Com a vantagem de que se não quero saber, apenas não vou lá olhar.

CONCLUSÃO

Redes sociais são muito bem-vindas, permitem que as pessoas possam interagir mais e melhor, que pessoas possam estar sempre interligadas independente de onde se encontrem e permitem que nosso próprio trabalho seja mais otimizado, nunca foi tão fácil encontrar um profissional especializado ou se informar sobre um assunto que não é de nossa esfera.
Claro que existe o lado negro destes serviços, o Lobo Mau a espreita de um Chapeuzinho Vermelho distraído, mas isso sempre existiu, a vantagem que temos é que a própria floresta hoje está mais perigosa para o Lobo do que o Chapeuzinho... alias já estava antes ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário