terça-feira, 1 de julho de 2008

CINEMA X INTERNET

Sou fã de cinema desde a mais tenra idade, ainda me lembro da sessão do King Kong, primeira versão, que assisti por volta dos 10 anos - era reprise, a versão original era de 1933 e eu tinha 10 anos em 1967 - e confesso que fiquei abaixado a maior parte do tempo atrás da cadeira.

Naquela época eu gostava de filmes do Tarzan e não fazia a mínima idéia do que eram atores ou diretores, a informação era pouca, basicamente sabiamos o que estava nos cartazes dos filmes e só.

Hoje, a Internet e o cinema estão perfeitamente integrados, os filmes possuem websites promocionais e já houve até casos de filmes que se tornaram famosos mais pelo sucesso que fizeram na Internet do que pelas suas qualidades, como foi o caso do filme "A bruxa de Blair", fartamente divulgado através da Internet mas deixando a desejar na telona. O mesmo não ocorreu com "Matrix", que teve excelente divulgação na web mas foi ainda melhor na tela.

Todos sabem que o assunto principal da Internet são as atividades relacionadas com sexo, em segundo lugar vem os games e em terceiro vem o cinema, incluindo-se as séries, filmes feitos para TV e todas as atividades paralelas relacionadas com a sétima arte.

E não são apenas comentários, horários dos cinemas ou sinopses, a Internet acabou se tornando um grande distribuidor de filmes, através de redes ponto a ponto, que associadas a excelentes formatos de compactação, permitem o livre trânsito de todos os tipos de filmes, novos ou antigos em uma atividade frenética que ignora leis e direitos.

A própria industria cinematográfica está se adaptando aos novos tempos, descobriram que não adianta ficar brigando com as pessoas, o que precisam fazer é utilizar em seu favor esta tecnologia e não brigar com ela.

O mais provável é que em pouco tempo os cinemas só exibam filmes em formato digital e não será mais necessário ficar enviando rolos de filme para o mundo todo, um simples ponto de Internet permitirá ao cinema exibir um filme com transmissão em tempo real.

Os sites dedicados a cinema também fazem bastante sucesso, meu preferido sempre foi o www.imdb.com uma fantástica biblioteca de informações onde nunca mais ficaremos em dúvida sobre quem fez determinado papel ou quem dirigiu tal filme, no IMDB tem tudo isso e muito mais e é grátis, como são as boas coisas da Internet.

Hoje se pode até comprar a entrada a partir do seu computador, imprimir e levar para o cinema, dá pra ver qual o horário ideal, ler a sinopse e até mesmo ver um trailler, direto na sua telinha.

E depois do filme, ainda é possível chegar em casa e baixar jogos com a temática do filme e ampliar a diversão.


Mais detalhes, perguntas ou sugestões a respeito deste tema serão bem vindos na lista criada para esta coluna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário